sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dia do psicólogo. Parabéns!


"E eis uma segunda razão para preferir que o futuro psicoterapeuta traga consigo uma boa dose de sofrimento psíquico e precise se curar. Durante os anos de sua pratica clinica, no futuro, muitas vezes você duvidará da eficácia de seu trabalho. Encontrará pacientes que não melhoram, agarrados a seus sintomas mais dolorosos como um náufrago a um salva-vida; viverá momentos consternados em que as palavras que lhe ocorrerão parecerão alfinetes de brinquedo agitados em vão contra forças imensamente superiores. Nesses momentos (que acredite, serão freqüentes) será bom lembrar que você sabe mesmo (e não só pelos livros) que sua prática adianta. Sabe porque a pratica que você propõe a seus pacientes já curou ao menos um: você.
Resumindo, meu jovem amigo que pensa em ser terapeuta, se você sofre, se seus desejos são um pouco (ou mesmo muito estranhos), se (graças à sua estranheza) você contempla carinho e sem julgar (ou quase) a variedade de condutas humanas, se gosta da palavra e se não é animado pelo projeto de se tornar um notável de sua comunidade, amado e respeitado pela vida afora, então bem-vindo ao clube: talvez a psicoterapia seja uma profissão para você."

Contardo Calligaris no livro Cartas a um jovem terapeuta.

2 comentários:

Lisa disse...

Tchê... eu já li esse livro. É muito bom. Eu quase chorei. Mas eu chorei mesmo foi lendo um livro que a algaídes passou em aula (chorei em casa, óbvio, porque eu sou macho demais pra chorar, então não espalha, tá?).
O livro falava alguma coisa sobre a necessidade que as pessoas tem de que o terapeuta empreste a elas a sua parte sadia, pra que elas possam atravessar o seu momento de crise. E a necessidade que essas pessoas tem que alguém "lhes segure a mão" quando tem medo.
E bah, vou até escrever sobre isso... heh

Beijos, bisca.

Josi Puchalski disse...

Parabéns pra nós!!! Eu adoro esse teu lugarzinho aqui e amo quando tu nos visita lá!

:-)

Beijo