quarta-feira, 30 de junho de 2010

A hora certa de dizer adeus.






"Não aprendi dizer adeus
Não sei se vou me acostumar
Olhando assim nos olhos teus
Sei que vai ficar nos meus
A marca desse olhar"














Então, quem é que diz que existe hora certa pra dizer Adeus ? Quando aquela pessoa que a gente ama vai embora, oras, se a gente não ta acreditando como que a gente vai ter coragem e desapegar assim. Não é como se ligasse uma mini tv na tua barriga gritando "é hora de dar tchau, é hora de dar tchau". Dizer adeus pra amores que terminam, ok, a gente diz várias vezes na vida, e algumas a gente diz com GOXTO. Mas dizer adeus pra alguém que ta partindo desse mundo, e que não vai voltar, é a coisa mais difícil que existe.

Resolvi criar coragem pra falar sobre isso abertamente (afinal o que é mais aberto do que expor na internet neh). Assumo que tive dificuldade em lidar com a situação, e que alguns dos meus colegas de apartamento ainda não sabem disso. Mas durante meu intercambio, eu perdi alguem muito especial da minha família, minha avó paterna. Eu sei que todos os meus amigos sabem o quanto eu sou apegada ao meu pai, e portanto podem ter uma pequena idéia de quanto eu surtei não podendo estar perto dele nesse momento. Enfim, aconteceu, e já era esperado, mas a gente nunca acredita que pode ser tão rápido.

A questão é, me pego pensando em tudo que eu passei com ela, e eu percebi que , Meu Deus, eu me despedi da minha avó. Sim, antes de viajar, eu fui visita-la, e sim isso passou pela minha cabeça : "nossa seis meses é tempo, vai que essa seja a última vez que eu a veja". Acho que posso dizer que eu passei meus ultimos momentos com ela com qualidade. O que me intriga, é que sentada no braço da poltrona que ela estava (pq ela nao tinha mais força pra me pegar no colo heheheh) eu a abracei e numa atitude egoísta eu disse "vó, fica me esperando ta, eu vou fazer um super churrasco e vou noivar quando eu voltar" , e ela me olhou e sorriu, sorriu como quem diz "a minha filha, fica com Deus que a vó tb vai ficar" . Aí eu me pego pensando, depois que vim pra ca tanta coisa mudou, tanta coisa passou, os planos foram mudando e eis que meu namorado veio pra cá e a gente noivou aqui mesmo, só nós dois, num momento que não poderia ter sido mais perfeito. Em exatamente uma semana após o noivado Deus chamou minha vó. Então, after all, ela esperou, ela quem estava indo embora, e o ultimo pedido atendido foi o meu.

Levou tempo pra eu conseguir falar disso, e conseguir mentalizar um adeus verdadeiro e sereno pra minha avó, mas agora eu enfim consigo dizer adeus, a tudo que nos vivemos juntas, às todas as vezes que ela me defendeu "contra" o meu pai, às brigas que a gente teve, e até mesmo àquilo tudo que a gente não compartilhou. Ela foi pra perto dos irmaos dela, e isso me deixa feliz, tava na hora de ela descansar e se livrar de tanto sofrimento. E eu posso dizer que pela primeira vez eu sei o que é perder alguem tao proximo, e graças a Deus eu pude dar um adeus, e daqueles adeus que se da de peito aberto e sem mágoa nenhuma. Aqui fica meu ultimo adeus vó, e a partir daqui ficarão só as boas lembranças, prometo que vou te deixar descansar em paz.

Ah, e me desculpa pela foto tres por quatro que eu fiquei te devendo! Mas agora a senhora vai me ver quando quiser, e muito melhor do que eu costumo sair em fotos 3x4 !

E como diz, a seguir, Maria Gadu:

"
Ó meu pai do céu, limpe tudo aí
Vai chegar a rainha
Precisando dormir
Quando ela chegar
Tu me faça um favor
Dê um banto a ela, que ela me benze aonde eu for"


2 comentários:

Lisa disse...

Quase não consegui ler até o final. Me emocionei.
Também passei por isso há alguns anos e acho que na verdade nunca superei. Nunca disse "adeus" sinceramente. Sempre tem um quê egoista de querer a pessoa por perto.

Te gosto muito Nice, fica bem!
=*

Gabi Mazza disse...

Janice querida,
Nossa vozinhas estarão sempre naquela caixinha secreta das melhores memórias afetivas, dentro do coração. Minha Voinha tenho certeza, é minha guardiã, e me guiou nos momentos em que mais precisei, com a Sofia. Lindo o teu texto. que bom quando a gente sente e se anima a sentir! Essa é a delícia da vida e a morte de quem amamos só serve para reforçar mais ainda: viver o hoje sempre, com força e inetnsidade!

super beijo, amei teu blog!
Gabi